terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mulheres de Egon Schiele

Jovem, expressionista, apaixonado por mulheres. Egon Schiele, artista austríaco do início do século XX, retratava mulheres de forma tão sensual e impactante que chegou a ser preso acusado de expor material pornográfico a menores de idade. 



O Chatas de Atenas estreia hoje uma série que reunirá a cada duas semanas pequenos textos sobre artistas e obras de arte com essa temática que nos é tão comum e crucial: mulheres

Schiele é frequentemente agrupado no grupo dos expressionistas, movimento de reação às tendências impressionistas e de plena observação das luzes e tons da realidade. A questão dessa vanguarda era de "expressar" o sujeito na imagem, ao contrário da simples "impressão" da imagem para o sujeito. 

Em Egon Schiele, há a característica de certa tensão no quadro. Posições rudes, violentas, a matéria do quadro (a tinta) se mostrando como tal, juntas com o amplo aproveitamento da sexualidade e da exposição de corpos femininos - que não são representados nos moldes clássicos - fazem com que o artista torne certo desconforto aos olhos de muita gente, até hoje. 






Prostitutas, trabalhadoras, magras e andróginas, essas mulheres substituem moldes clássicos como as diversas vênus dos séculos anteriores. 

Segundo G. C. Argan, um renomado historiador e pensador da arte, "somente a arte, como trabalho criativo, poderá realizar o milagre de converter em belo o que a sociedade perverteu em feio". O sexo,  o nu, a sexualidade, e a mulher como naturalmente provida de órgãos e desejos sexuais, seriam uma dessas perversões da sociedade. 






O austríaco conheceu Gustav Klimt (grande artista que se destacou na Art Nouveau) aos 17 anos, e foi de certa forma um protegido dele. Klimt o ajudava comprando trabalhos e o introduzindo ao meio da arte, além de influenciá-lo com a temática ao mesmo tempo melancólica e carnal, e de mergulho na sensualidade feminina.

Gustav Klimt -  Friederike Maria Beer 
Egon Schiele - Friederike Maria Beer


O artista casou-se duas vezes. Uma aos 21 anos, com Wally, de 17, e outra 4 anos mais tarde, com Edith, que morreu grávida de seis meses três dias antes dele, de gripe espanhola. Os últimos trabalhos de Egon Schiele foram esboços do rosto da mulher, durante os dias anteriores à sua morte precoce, aos 28 anos.



Sua primeira esposa (Wally)

Um de seus últimos trabalhos - Edith Schiele
Um de seus últimos trabalhos - Edith Schiele




















Nenhum comentário:

Postar um comentário